Funcionamento

O Data Collector surgiu da necessidade em coletar as informações de documentos fiscais no momento da entrega da mercadoria para atender ao Evento de Comprovante de Entrega do CT-e (MOC_CTe_VisaoGeral_v3.00a, pag 112). Além disso, por sua capacidade de leitura ele é capaz de realizar controle de estoque e de caixas durante o processo de paletização.

Módulos

Ao iniciar a aplicação, você será direcionado a tela de configurações, onde poderá escolher o módulo que mais se adequa ao seu uso:

Comprovante de Entrega

Nele você poderá coletar informações no momento da entrega da mercadoria. Para adicionar uma nova coleta pressione o botão na base inferior da tela principal. Na tela seguinte, preencha os dados necessários, sendo que você pode capturar o código através da camera de seu celular. Por fim, é possível capturar uma foto do comprovante de recebimento.

Para finalizar pressione salvar. Nesse momento, os dados de sua coleta serão armazenados no seus dispositivo. Caso a opção "Sincronização Automática" esteja habilitada, o aplicativo automaticamente tentará enviar os dados de suas coletas ao servidor, através da url fornecida na seção de configurações.

Conferência de Estoque

Permite que você colete e armazene os dados do seu estoque. Para adicionar um novo item pressione o botão na base inferior da tela principal. Na tela seguinte, preencha os dados necessários, sendo que você pode capturar o código através da camera de seu celular.

Para finalizar pressione salvar. Nesse momento, os dados de sua coleta serão armazenados no seus dispositivo. Posteriormente é possível gerar um arquivo .csv com os dados coletados.

Paletização

Permite ter um controle sobre o número de caixas adicionados a um palete através de seu código de barras (em caso de códigos da lina GS1-128, o sistema é capaz de decodificar informações como data de produção e peso). Para iniciar um novo processo confirme os dados do operador/usuário e o número do pallet.

Na tela seguinte realize o processo de coleta de códigos. Aqui todas as coletas ficam listadas abaixo, caso ocorra qualquer error durante esse processo você pode excluir uma captura a qualquer momento. Por fim, você pode finalizar o processo e emitir um pdf com o resumo da coleta.

Paletização por Produto

Permite ter um controle sobre o número de caixas adicionados a um palete através de seu código de barras. O sistema permite que sejam decodificados infomações à partir do código EAN 128, como o peso líquido da caixa. Além disso, compara os códigos da caixa lida com a anterior para evitar duplicidades na contagem.

Para iniciar um novo processo à partir da tela de listagem, pressione o botão . Em seguida preencha os dados da conferência, sendo eles a identificação do usuário (o nome por exemplo), a validade do produto, a referência interna do produto (aquela utilizada pela empresa para se referir ao item em questão) e o número do palete.

Na tela seguinte realize o processo de coleta de códigos. Você pode optar por realizar coleta utilizando um Coletor de Códigos que utilize Android como sistema operacional. Nesse caso deve-se manter a opção ativa. Caso contrário, mantenha a opção ativa. Aqui todas as coletas ficam listadas abaixo, caso ocorra qualquer error durante esse processo você pode excluir a última captura, e editar o peso de quaisquer. Por fim, você pode finalizar o processo e emitir um .csv com o resumo da coleta.

Mais opções

Pressionando o botão na parte superior da tela você terá acesso a mais opções, como:

Configurações

Na tela de configurações você pode escolher o módulo que utilizar na sessão, sendo que é possível realizar a troca desse a qualquer momento. Caso escolha o módulo "Comprovante de Entrega" é necessário adicionar/alterar seus dados de conexão (Identificação da Empresa e URL de Conexão com o servidor). Você também pode habilitar/desabilitar certos dados de coleta, como dados do recebedor, imagem do comprovantes, sincronização automática e o tema escuro, que permite que você deixe seu aplicativo do seu jeito.

No caso do módulo "Paletização" estar selecionado, é possível adicionar um carácter de sufixo de adição automática, que ao ser lido adicionará o código sem a necessidade de pressionar o botão de confirmação. O nome do campo é "Sufixo de confirmação automática". Além disso, é possível escolher o modo de coleta, sendo esse com Coletor de Dados ou com Smartphone.

Leitor de Códigos de Barra - Zebra TC21

Utilizando o módulo de Paletização é possível utilizar dispositivos de leitura de códigos de barra que utilizem Android como sistema operacional. Com esse é possível limitar os tipos de códigos aceitos na leitura e adicionar o sufixo de confirmação automática. Um desses dispositivos é o Zebra TC21, que pode ter essas configurações alteradas acessando DataWedge Profiles.

A partir desse aplicativo acesse o perfil padrão do sistema (Profile0 por padrão). Nele, na sessão Barcode Input, acesse Configure Scanner Settings e entre em Decoders. Aqui você pode habilitar ou desabilitar os tipos de código que deseja efetuar a leitura.

No mesmo aplicativo também é possível configurar para que todos os códigos possuam um sufixo adicionado. Caso você adicione esse sufixo e o informe no Data Collector(como consta na sessão de Configuração), o sistema irá realizar a adição automática do código lido (removendo esse sufixo). Para adicioná-lo, acesse na sessão Keystroke output a opção Basic Data Formatting, e nela defina a opção Suffix to data com o carácter desejado.

Atenção: Para utilizar a leitura do leitor o campo de entrada dos códigos deve permanecer em foco (selecionado).

Integração com API

Para integrar o Data Collector com o seu sistema ERP, será necessário um web service REST que receba uma requisio POST com o seguinte objeto JSON:


            {
                "id": number,
                "userDoc": String,
                "companyDoc" : String,
                "code": String,
                "dateTime" : formato "yyyy-MM-ddTHH:mm:ss",
                "quantity" : number,
                "latitude": String,
                "longitude": String,
                "receiverDoc": String,
                "receiverName": String,
                "image":[],
                "status" : number
            }
            

Abaixo, segue a explicação da utilidade de cada campo:

Campo Tipo Ocorrência Descrição
id Integer 1:1 Identificador único de cada campo gerado pelo aplicativo
userDoc String 1:1 Documento e/ou identificador do usuário do aplicativo. A finalidade desse campo é para que o sistema que receber a informação, posso identificar quem está utilizando o aplicativo
companyDoc String 0:1 Documento e/ou identificador da empresa. Este campo tem como objetivo, identificar a empresa, ou estabelecimento, que está fazendo o manuseio da mercadoria
code String 1:1 Código da mercadoria e/ou documento coletado
dateTime String 1:1 String contendo a data formatada no padrão "yyyy-MM-ddTHH:mm:ss", referente a data e hora em que a coleta foi realizada
quantity Double 1:1 Quantidade coletata
latitude String 0:1 Coordenadas geográficas referente a latitude do local onde ocorreu a coleta
longitude String 0:1 Coordenadas geográficas referente a longitude do local onde ocorreu a coleta
receiverDoc String 0:1 Identificador do documento do recebedor da mercadoria. Esta informação é solicitada no Evento de Comprovante de Entrega do CT-e (MOC_CTe_VisaoGeral_v3.00a, pag 112)
receiverName String 0:1 Nome do recebedor da mercadoria. Esta informação é solicitada no Evento de Comprovante de Entrega do CT-e (MOC_CTe_VisaoGeral_v3.00a, pag 112)
image byte[] 0:1 No momento da coleta, também para atender ao evento do CT-e, pode-se tirar uma foto da assinatura do recebedor e anexar ao evento
status Integer 1:1 Campo utilizado pelo App que identifica a situação da sincronização com o WS. Obs: Pode ser ignorado

Integração com Google Drive

É possível integrar o Google Drive a um dispositivo desktop onde o seu sistema especializado é capaz de capturar as informações, ou seja, ter acesso direto as dados exportados pelo DataCollector. Para começar essa integração, primeiro realize o download do Google Drive Desktop no seguinte link acessando a área "Fazer o download e instalar o Google Drive para Computador".

Em seguida execute o arquivo baixado e instale o Google Drive seguindo as instruções. Ao final do processo, será necessário realizar o login com a conta do Google de onde deseja manejar os arquivos. A partir de agora você tem acesso a todos arquivos dessa conta diretamente do computador. Basta criar uma pasta para receber os arquivos exportados (O Google Drive gera um diretório, como se fosse um disco, no sistema. Assim você pode acessar direto do explorador de arquivos).

Você pode permitir que outras pessoas tenham acesso a essa pasta. Para isso acesse o Drive pelo navegador e na pasta/arquivo que deseja compartilhar pressione o botão direito do mouse e acesse "Compartilhar". Na janela seguinte adicione o e-mail das contas à quem deseja dar acesso a pasta. Os arquivos estarão disponíveis na sessão "Compartilhados Comigo" no Drive da outra conta.

Caso utilizará uma pasta já existente, usuários com acesso a essa pasta devem compartilhar ela com você seguindo o procedimento do parágrafo anterior. Depois, você deve acessar o Drive pelo seu navegador, entrar na sessão "Compartilhados Comigo", clickar com o botão direito e selecionar "Adicionar Atalho ao Google Drive". Em seguida, mantenha a opção "Meu Drive" selecionada e pressione "Adicionar Atalho". Agora você terá acesso direto do seu computador ao diretório compartilhado.

Sobre Nós

A Datachamp Processamentos e Serviços foi fundada no ano de 1984 e entrou no mercado com a missão de oferecer aos seus clientes soluções alinhadas às inovações e tendências na área de Tecnologia da Informação.

A Datachamp é uma empresa especializada em fornecer soluções de TI para empresas de portes e segmentos variados. Fornece software e presta serviços, implementando soluções corporativas em dois segmentos do setor de tecnologia da informação: soluções desenvolvidas sob medida e sistemas prontos capazes de promover a produtividade e o trabalho colaborativo.